Derrota Política


Ubiratan Castro de Araújo

Muitos comentaristas políticos já afirmam que os DEMOS são finados. Deus os ouça! O fracasso eleitoral anunciado indica a necessidade de mudança mais uma vez de nome ou de reagrupamento com outros derrotados para formar um novo partido. Os mandarins do tucanato já lançam a palavra de ordem da “refundação” do PSDB, que segundo eles teria perdido o rumo desde o governo FHC. Azar deles, que se afastaram do povo, calçaram sapato alto e esqueceram-se de alguns postulados social-democratas que foram melhor aplicados e recriados no Brasil pelo PT e pelo PDT, principalmente. Azar deles que fizeram alianças eleitorais desastrosas com a extrema-direita. O candidato a vice do Serra asperge um misto de ódio e de bobagem, e outros caciques como Conde e Roberto Jefferson criticam publicamente o cabeça de chapa deles, o Serra, por elogiar Lula. Bem feito, quem com porcos se mistura, farelos come.

O pior é que esta barca de afogados tenta arrastar consigo o partido que consolidou em 8 anos do Governo Lula, um projeto de desenvolvimento econômico e social para o Brasil, bem como formou os quadros capazes de gerir este processo de transformação. A indicação da candidatura de Dilma Roussef é o exemplo mais eloqüente. Não tendo muito o que dizer, atacam o PT com velhas acusações de ilegalidade, tentando colar a imagem de um partido inescrupuloso e de marginais. Esse último escândalo do sigilo da Receita Federal é um caso clássico do que os cientistas políticos americanos chamam de “mentira do último minuto”. Um fato velho, de outubro do ano passado, é requentado e lançado a público um mês antes das eleições, sem nenhum tempo útil para apuração das responsabilidades. O desespero deles é tal, que se apressaram em fazer uma solicitação de cassação da candidatura de Dilma, no que foram rechaçados pelas autoridades judiciárias.

Nós que acreditamos e pugnamos pelo projeto de um Brasil para todos, não podemos baixar a nossa guarda ou nos deixar contaminar pelo “já ganhou”. Eles estão desesperados e no desespero são mais perigosos. Devemos intensificar nossos esforços para assegurar uma vitória eleitoral em todas as esferas e, mais do que isso, impor uma derrota política fundamental a essa direita brasileira, elitista e preconceituosa. Se eles quiserem continuar na cena política brasileira, que se refundem, que se rebatizem, que se reagrupem, que escutem um pouco mais o povo brasileiro.

*Ubiratan Castro de Araújo é Historiador

btemplates

0 opiniões:

Postar um comentário