Coleção 2 de Julho de Sílvio Robatto

Se é verdade que a fotografia é a arte da luz, Silvio Robatto foi a luz das artes na Bahia do século XX. Já nasceu fotógrafo, por legítima herança do pai Robatto, festejado fotógrafo. Recebeu como dote de casamento a vivência íntima com as artes baianas através uma das mais expressivas lideranças artísticas da Bahia, a dançarina, coreógrafa e professora Lia Robatto. Por isso entendemos a preciosidade do acervo fotográfico que produziu ao longo de sua vida. Registrou e iluminou espetáculos, performances, oficinas, exposições, tanto da dança como do teatro e de outras expressões artísticas populares na Bahia. Como parte deste tesouro, há um lote de negativos com as imagens dos festejos populares do 2 de Julho. Trata-se de uma fonte iconográfica realmente indispensável para o estudo da História da Bahia.


O 2 de Julho tem entrada dupla na História da Bahia. Por um lado é a celebração da vitória brasileira na guerra que assegurou a Independência e a integridade territorial do Brasil, por outro é a história da preservação da memória do dia em que o povo ganhou nas celebrações anuais do 2 de Julho. Em cada celebração anual da vitória, tendo o próprio 2 de Julho como bandeira, o povo fez história, lutando contra a carestia de gêneros, lutando contra a escravidão, proclamando as liberdades individuais, defendendo a democracia contra as várias conjunturas de tirania no Brasil. As fotos de Silvio Robatto são a fonte viva do imaginário popular baiano sobre os elementos fundantes de nossa identidade.


 A divulgação da Coleção 2 de Julho de Sílvio Robatto na Biblioteca Virtual 2 de Julho só foi possível pela gentileza de sua esposa , ex-presidente do Conselho de Cultura do Estado da Bahia, a professora Lia Robatto. Obrigado Lia. Fique certa que a Fundação Pedro Calmon/SecultBA será uma voz firme na defesa da criação de um espaço cultural dedicado ao conjunto da obra de Sílvio Robatto.


Historiador e membro da Academia de Letras da Bahia
ubiratancastrodearaujo@gmail.com

btemplates

0 opiniões:

Postar um comentário